PLANO DE AULA
Dados de Identificação
Escola: Escola Estadual Maria da Glória
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano Turno: Vespertino Ano: 2010
Professor (a): Olivia Graciano
Conteúdo Mobilizado
Os seres vivos
Competência
• Ser capaz de compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza, analisando a diferença entre seres vivos e não vivos.
Habilidades
• Conceituar meio ambiente;
• Distinguir os componentes da natureza;
• Perceber a diferença entre os seres vivo e os seres não vivo.
Metodologia
No primeiro momento os alunos assistirão ao filme natureza e vida, através deste se iniciará uma discussão sobre os conceitos de meio ambiente que cada aluno possui;
Dividir-se-á a turma em grupos, onde cada grupo ficara responsável por abordar um dos componentes da natureza. (Por exemplo: ar, água, solo, luz do sol, plantas e animais), explicando sua importância na vida dos seres vivos;
Desenhar ou fazer colagem em cartaz representando os seres vivos presentes no ambiente onde o aluno vive;
Expor os cartazes elaborados pelos alunos;
Resolver as atividades propostas no livro didático.
Recursos
Livro didático, cartolina, lápis de cor, cola, figuras para ilustrar o cartaz.
Avaliação
A avaliação será contínua observando a realização das atividades propostas.
Referência Bibliográfica
NORONHA, Maria Eduarda. Ciências 4º Ano. Ensino Fundamental. Ed. Àtica. 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário